10 junho 2007

Consumo

Depois de muito tempo sem postar aqui no meu blog, resolvi que todo domingo pelo menos haverá um post, a não ser que alguma coisa me impeça de postar.

Bom, o post de hoje é sobre um tema que penso bastante desde novo que é sobre os produtos que consumimos e principalmente sobre do que nos alimentamos. Escrevo esse post pois conheço desde a infância várias pessoas que não comem algum tipo de carne pelos mais diversos motivos, desde nojo até por motivos de defesa dos direitos dos animais.

A idéia Vegan (não só vegetarianos como também contrários ao sofrimento animal de qualquer forma) é basicamente a seguinte:

Estamos em tempos que nem mesmo os medicamentos precisam ser textados em animais. O grau de avanço tecnológico é tamanho que a utilização de animais para quaisquer testes ou até mesmo para a alimentação seja na forma de carne com na forma de leite ou ovos, é desnecessária. Qualquer substância necessária na alimentação pode ser extraida de vegetais ou até mesmo sintetizadas em laboratórios sem abrir mão do que se chama Direitos dos Animais.
Esses por sua vez condenam a prática da apropriação das vidas dos bichos como se fossem recursos naturais e lhes concede direito a vida, liberdade e proibição da tortura.
Bom, gostaria de saber se alguém de vocês que lêem esse blog já visitou um matadouro suído ou até mesmo uma granja de mercado e viu a que são submetidos esses animais?

Entretando pode-se perguntar:
E as plantas, são seres vivos também. Por que utliza-las então?

Bom pensando sobre isso e com base no que eu acabei de escrever aqui, facilmente se conclui-se que o ideal vegano não se baseia no que é ou não vida, mas sim no que é ou não é sofrimento. A ação vegana é contra o sofrimento explícito que as criticadas práticas causam. Pois até onde eu sei, um pé de alface não tem sistema nervoso e é incapaz de sentir dor ou tristeza, pelo menos não forma que eu conheço como isso funciona.

Me aconteceu duas vezes de ser abordado por duas pessoas, por sinal duas senhoras, me disseram que, segundo a Bíblia, Deus colocou os animais na Terra para nos servir. Será mesmo que temos esse direito divino?

Em tempo:



Pensem sobre isso.
Abraços!

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nossa... Eu to comentando aqui... como diria o Camper: "Da hora!"... Seu post é bacana, existem documentários muito interessantes nessa linha, vou colocar dois aos interessados: Um é brasileiro, se chama "A Carne é Fraca", mostra muito bem o ideal "vegano" um outro, mais longo e, na minha opinião, mais forte e interessante, se chama "Earthlings" ambos têm pra download e o segundo tem em pedaços no youtube. Abraços Marreco, até sábado no churras (que deveria se chamar cervejada, pois não precisa da carne, hehehe)

R.

6:20 PM  
Blogger gelz said...

Marreco!!!
ate q pegou leve, pq tem akelas imagens cheias d sangue tal
kra, incrivelmente hj morreu um filhote do cachorro q morreu ontem e eu fui pegar o cadaver p ver e fikei pensando pq a gente n comia carne de cachorro, mas o q eu quero dizer c isso é q essa cultura da carne tem fundo financeiro e não só cultural, tradicional, pq se n criavamos coelhos e cachorros em casa p comer..
então, marreco, nem chama p churras huohaouheuoh
mto sarcastico o skeeter, hein?!

8:46 PM  
Blogger Daniel Nérso said...

Se não é o fato de algo ter vida que impede os vegetarianos de comer carne, mas sim os animais passarem sofrerem, então se matarmos eles dopados de morfina, não terá problema?
Acho que muitos vegetarianos julgam a vida pelo tamanho do animal. Eu matar um rato pode ser aceitável, mas uma baleia, jamais.
Na Bíblia fala em algum lugar que os o homem tem o poder sobre os animais da Terra.. mas acho q isso cabe ao André.
Já escutei argumentos mto fortes para virar vegetarianos... e acho extremamente tosco, mas mesmo assim, prefiro continuar comendo carne, pq é gostoso!

2:42 PM  
Blogger Elton said...

Depois que eu vi uma moça veganiana (será assim?) no Provocações fiquei achando que o problema deles é mesmo psiquiátrico.
Eu não tenho nada contra comer carne, mas se houverem meios de se criar e abater animais com o mínimo de sofrimento acho que é correto que eles seja empregados. Crueldade é sempre algo desprezível.
O que acho estranho são campanhas pelo fim do consumo de carne de cachorro, por exemplo. Nada a ver temperar o cachorro vivo, mas simplesmente comê-lo, o que é que tem? (Já sei, dog´s got personality and personality goes a long way)

3:08 PM  
Blogger Ota said...

Nerso,
A ideia nao é julgar a vida pelo tamanho do bicho em questão. Aliás, esse post não é só sobre comer animais, mas sim fazer testes ou casacos de pele. Enfim, tudo que envolva o apoderamento de uma vida animal.

Elton,
Hey mothefucker!
Hehehehehe
Existem açougues (ou o que o valha) que praticam esses métodos de minimização de sofrimento, mas isso não funciona em larga escala!
Produzir a todo vapor!

Valewz!

4:30 PM  
Blogger gelz said...

bom, tava relendo e pensando aki:
pq eh q a eng. genetica n faz uns animais sem sistema nervoso? huohouhuohaeouhaouh
ou ainda, pq n fazem celulas q produzem proteinas, nem precisa ser um animal na integra e tal..
eh claro q eh brincadeira mas n acho q estamos mto longe disso..

4:08 PM  

Postar um comentário

<< Home