01 agosto 2007

Criança Esperança

Ainda falando sobre a imprensa, recebi um e-mail com o seguinte conteúdo:

'REDE GLOBO TREME - VIVA A INTERNET!

Circula na Internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à Rede Globo: Criança Esperança: Você está pagando imposto da Rede Globo! Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto: doação feita à Unicef no valor de... aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança). Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças à ingenuidade dos doadores! Agora se você vai colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro Criança Esperança, não pode, sabe por quê? Porque Criança Esperança é uma marca somente e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro para o Unicef é aceito. E não há crime nenhum. Aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém, por que descontar na Receita Federal como doação da Rede Globo e não na sua? Do jeito que somos tungados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar de agora em diante de Leão Esperança.

Lição: Se a Rede Globo tem o poder de fazer chegar a mensagem dela a tantos milhões de televisores, também nós temos o poder de fazer chegar a nossa mensagem a milhões de computadores!"

Não que eu duvido que o Império Globo faça isso. Aliás, acho até bem provável.
Entretanto, até onde eu sei a Declaração de Imposto de Renda é algo confidencial de cada empresa é confidencial, portanto não temos como saber se esse abatimento é feito mesmo.

Não quero mais falar sobre imprensa, acho que esgotou o assunto!

Até

1 Comments:

Blogger Bruno said...

Estas informações são protegidas por sigilo fiscal e a declaração de pessoa jurídica é feita em Maio, não em Abril (mês de pessoa física) como informa o texto.

Creio que as doações são feitas no nome das pessoas e não da emissora. E até onde sei não há previsão de dedução de doações a UNICEF feitas por pessoa física.

As únicas doações dedutiveis no IRPF são as feitas para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além de incentivos culturais que não tem relação alguma com o assunto.

Por via das dúvidas, doem online através do sítio da UNICEF.

1:30 PM  

Postar um comentário

<< Home