22 abril 2008

Verdade Absoluta

Olá!

A cerca de uma semana atrás, ocorreu uma discussão muito acalourada (pelo menos da minha parte, até mesmo com reações exageradas) sobre o tema do título: Verdade Absoluta! A discussão girava em torno de sua existência ou não.
Como quem me conhece sabe, eu não sou um expert em filosofia. Aliás, eu sou completamente leigo quanto a esse assunto. Conheço alguns princípios ou até mesmo, de maneira bem raza, idéias de certos filósofos mas via de regra eu não sei absolutamente nada sobre isso! Isso me gera um problema na hora de definir o que é verdade ou existência. Entretanto, não estou aqui no blog para falar coisas que tais pessoas pensam ou citar muitas referências, tirando é claro quando o texto não é escrito por mim. Aliás, discutindo com um blogueiro amigo meu outro dia, uma das coisas legais que concordamos sobre ter um blog e que podemos escrever quaisquer coisas que quizermos nele, da forma como desejarmos, arcando é claro com algumas consequencias dependendo do teor do texto. Como poucas pessoas lêem meu blog, então provavelmente nada de processos legais ocorrerá contra a minha pessoa por escrever algo aqui.

Voltando ao assunto principal, a discussão se deu com duas pessoas defendendo que a verdade absoluta não existia e três defendendo que sim, era real!
O argumento aparentemente simples das duas primeiras pessoas era o seguinte: "não podemos encontrá-la logo ela não existe!"
Os outros três argumentavam que, independentemente de quão perto ou longe estejamos dela, existe algo por trás, uma verdade sobre os fatos! Por favor, não encare esse argumento como se fosse destino ou algo assim, pensemos em algo mais prático:

Uma pedra cai. Por que? Porque existe gravidade! Por que existe gravidade? Por causa da distorção do espaço. Por que existe distorção do Espaço? Porque a presença de uma massa o distorce! E por que a presença dessa massa o distorce? Não faço a menor idéia!

É possível que todos os por que's dado as perguntas sejam falsos, errados. Entretanto, existe uma verdade por trás. Acredito que o problema da discussão foi justamente definir o que é Verdade Absoluta! Da maneira com que vejo é algo é independente do que consigamos dizer sobre ela, independente de crenças. Sendo assim, é algo externo ao ser ou ao sentir, é maior do que isso! Dizer que não existir verdade absoluta baseado nos sentidos, naquilo que podemos medir é, sob minha óptica, uma contradição lógica básica. Veja um exemplo:

Para evitarmos complicações, maginemos um conceito fechado de "Deus" como sendo aquele que criou o universo e "Existir" como sendo aquilo que tem sentido semântico. Cabe então a pergunta:

Deus existe?

Duas Possíveis Respostas:
Sim, eu o sinto!
Não, eu não tenho como medí-lo!

Duas Outras Possíveis Respostas:
Sim!
Não!

A primeiras respostas nos dizem algo baseado na nossa percepção. Independente de qual argumento seja válido, uma das duas repostas está correta. Caimos então no segundo caso. Ele existe ou ele não existe! Uma dessas duas respostas está correta independente do argumento. Não se baseia no sentido, não se baseia na coerência mas em algo maior que isso, na existência ou não de algo. E se uma coisa existe, ela não pode não existir, e aqui é onde está a contradição apontada anteriormente! Uma das duas respostas está correta, independente do que se pense e discuta sobre o assunto. Qual, eu não tenho a menor idéia, mas é uma das duas opções!

Até!

4 Comments:

Blogger Augusto said...

Caraca Marreco, primeira vez que eu consigo ler um post inteiro seu!

Verdade Absoluta é foda mesmo, demorou um tempo até eu descobrir que só existe uma verdade absoluta: Você, o Hunto e o Raphael são bobo bagarai.

Hehehe! Voltando ao assunto, serei o mais breve possível, a verdade absoluta existe? A melhor resposta é: Não sei, não sou Onisciente.

Valeus!

Augusti

9:25 AM  
Blogger Hermila said...

"Uma das duas respostas está correta, independente do que se pense e discuta sobre o assunto"
po,reduziu a existencia de deus a sim ou nao
Que herege você.

4:59 PM  
Blogger fortes said...

agora q nao estou tao bebado consigo falar q nome dar ao q vc chama de verdade absoluta: evento. assim acho q da pra diferenciar o q realmente ocorre (evento) da explicacao mais provavel para o evento (verdade); e como nao é possivel explicar totalmente nenhum evento nao podemos atingir a verdade absoluta.

2:28 PM  
Blogger Tiago Cau said...

é um marreco mesmo!!!!!!!!!1

Beacho, é muito doido, verdade absoluta? Não, prefiros as verdade e gosto mais da poesia da evolução da natureza!

3:32 PM  

Postar um comentário

<< Home