31 outubro 2007

Gregor Samsa, Fausto e o Pequeno Príncipe

O que esses três nomes têm em comum? São personagens de grandes livros que nunca li. Gregor, protagonista da metamorfose, Fausto do lendário Goethe e o Pequeno Príncipe cujo autor eu não tenho a menor noção de quem seja, são mesmo assim significativos na minha vida. Pensando sobre eles, cheguei a conclusão de que me moldaram ao longo desses vinte e três anos.

A Metamorfose desses três é o livro que mais sei sobre sem ao menos nunca tomar um exemplar em minhas mãos. A transformação que Gregor sofre meio que "do nada" foi tema de músicas que ouvi, conversas que tive e influenciaram diretores de cinema que consumi. Chego a ser ousado ao ponto de dizer que o conheço com certo grau de profundiddade sem ao menos ler uma de suas frases. Já ouvi por ai até a primeira das orações mas nunca meus olhos chegaram a vê-la.

O Pequeno Príncipe é um caso estranho. Duarnte anos prometi a mim mesmo que iria lê-lo. Uma ou duas vezes comecei a mas não passei do começo. O rapazinho é interessante pelo que ouço dizer por ai. Acho que idealizava nesse personagem bons valores, pureza e muitas coisas que conduzia minha maneira de pensar. A beleza em todas as suas formas presente em uma criannça e a nobresa e altivez de um príncipe. Por anos vi todos os meus ideais neste clássico personagem. Dele então desisti. Não o li e não sei quando farei isso.

Por último, dos três e o mais marcante ou pelo menos mais presente é Fausto. Não li nenhuma, rigorosamente nenhuma frase, nem uma palavra, a não ser o título. Fausto. Acho que nem o genial Goethe seria capaz de dizer quão forte e marcante pra mim ele se tornou. Minha experiência com este clássico se resume a alguns segundos. Enquanto segurava o livro durante a feira que ocorreu aqui na UFSCar, desejei tê-lo. Possui-lo. Ler suas orações e senti-lo como se o mundo fosse escuro e a única coisa que existia era aquele tijolo de papel. Tinha a necessidade de capturar toda sua essência e compreende-lo em sua plenitude e, durante aqueles segundos, era só o que eu querica.

Dessa maneira esses três livros contam minha história. Me sinto ridículo-lo de nunca os ter lido estar pensando neles agora, mas não me importo. Vejo o mundo hoje e como está diferente de a alguns dias atrás.